segunda-feira, julho 12, 2010

A Tatuagem

O conceito de origem independente se adequa a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes da Terra, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados. Charles Darvin, quando escreveu o livro "A Descendência do Homem" em 1871, afirmava que do Pólo Norte à Nova Zelândia não havia aborígine que não se tatuasse. Para entender o conceito de multinascimento, alguns críticos supõem que a tatuagem estava na bagagem das grandes migrações dos grupos humanos e por isso passou de um povo para o outro.

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que as tatuagens foram feitas no Egipto entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (Maori), tatuavam-se em rituais ligados à religião.

A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem na Europa (em 787), sendo considerada como uma prática demoníaca, comumente caracterizando-a como prática de vandalismo no próprio corpo, firmando na sua doutrina de uma forma quase ditatorial.


O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu no seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau" (era o som feito durante a execução da tatuagem, onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tatoo entraram em contacto com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém, o Governo Inglês adoptou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação "fora-da-lei" no Ocidente.

Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho eléctrico para fazer tatuagens, baseado num outro muito parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison para marcar couro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada nos seus corpos.

in: wikipedia.org
     portaltattoo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.